Foto Galeria

JA slide show

Autenticação



A Importância da Participação Política dos Jovens PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
goncalo_gaspar_005Durante o último mandato do Prof. Cavaco Silva na Presidência da República, tivemos a oportunidade de ver como este iniciou o seu primeiro mandato, através de um roteiro sobre a Juventude, para perceber o porquê da fraca participação cívica e política destes, seja através dos partidos políticos seja meramente através da abstenção nos sucessivos actos eleitorais ou referendos.
A cada acto eleitoral, seja para eleições legislativas, autárquicas, europeias ou referendo, as... ...mesas de voto dos jovens, são das que registam a maior taxa de abstenção. Este facto é algo que deve preocupar não só os agentes políticos como toda a sociedade, visto ser um claro sinal de que a juventude, a principal destinatária das políticas de hoje, não está interessada sequer nas consequências que daí podem advir.
Os jovens ao não participarem estão a deixar que outros decidam por si. Os jovens ao não participarem, perdem a legitimidade de reclamar. Os jovens ao não participarem estão-se a colocar à margem da decisão.
Hoje a participação cívica e política não se resume só aos partidos políticos existem hoje uma serie de mecanismos que permite aos jovens participar, opinar e contribuir para a decisão. Em democracia, cabe ao povo escolher, decidir e optar!
A minha geração goza hoje, para além dos mecanismos habituais de participação como os partidos políticos, as autarquias, associação de estudantes, associações cívicas, associações sectoriais, rádios, sindicatos, movimentos cívicos e jornais, goza ainda de novas formas de participação através de um "clique", como os blogues e redes sociais que representam hoje fortes instrumentos de influência política e social.
Será prejudicial para um país e para uma geração esta abstenção por parte da juventude.
Está na hora de os jovens largarem o comando da PlayStation e fazerem parte da mudança!
Pela nossa geração participem, caso contrário vão deixar que outros decidam por vós.

Um Abraço Amigo
Gonçalo Gaspar
(www.goncalo-gaspar.blogspot.com)
 

ver cOMpOL

ver veread

ver AM

ver FREG

ver junte

 

Newsletter







April 2018
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5