Foto Galeria

JA slide show

Autenticação



Assembleia Municipal
Intervenção de Pedro Barata, eleito do PSD, na Assembleia Municipal do Cartaxo, realizada no passado dia 9 de Fevereiro, em Valada PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 Cumprimentos à Mesa, ao Executivo, à Assembleia, ao Executivo e Autarcas da JF de Valada, à Comunicação Social e ao Público presente. 

pedrobarataAMCTX09022015Começo por saudar o Senhor Presidente da Mesa por ter o atrevimento e audácia política de concretizar esta sessão da Assembleia Municipal em Freguesia que não a sede do Concelho.

Esta descentralização foi e é uma bandeira que o PSD sempre defendeu, aliás tive a oportunidade de apresentar esta proposta no momento da candidatura à Mesa da Assembleia no mandato anterior, mas esta foi uma proposta sempre recusada pelo Partido Socialista.

Neste mandato não a sugerimos na reunião de líderes, o que permitiu verificar se o PS manteria posição ou se a forma de fazer política era apenas de bota a baixo, bota a baixo as ideias da oposição, tentando apresentá-las mais tarde como ideias suas. 

Permita-me informar, que pessoalmente, muito me congratulo, não só pela descentralização, mas também por se realizar na Freguesia de Valada.

Aliás, não sei se por sugestão do Senhor Presidente do Executivo, que tal como eu, tem fortes ligações a esta Freguesia.

Espero que hoje o Senhor Presidente do Executivo apresente novos elementos sobre investimentos e ou desenvolvimento de projetos nesta Freguesia. 

Sim, porque neste ponto existem grandes diferenças entre nós, isto porque, o Senhor Presidente do Executivo faz e fez parte de Executivos que prometeram, prometeram e prometeram e pouco concretizaram nesta Freguesia.

Vários dos presentes questionaram, o porquê deste visual.

Coincidência ou não, serve para simbolizar as suas promessas Sr. Presidente! Já têm barbas!

Sim, eu sei, as promessas que os Executivos Socialistas apresentaram têm barbas maiores, mais velhas e mais brancas. Mas foi o que pude arranjar.

 

Mas vamos ao que mais interessa - a Freguesia de Valada – ao longo de vários mandatos esta freguesia serviu para fazer muito show-off. Show-off com os projectos Valada XXI. Show-off com a utilização de imagens de Valada como imagem da página no site da Câmara.

Mas investimento, muito pouco.

Nem agora, nem no tempo em que tudo era permitido fazer aos Executivos.

Tal como foi apresentado pelo Senhor Presidente do Executivo da Junta de Freguesia de Valada na sua intervenção, Valada é a freguesia mais distante, é a freguesia com menos população e a que tem menos peso na eleição do Presidente de Câmara. Serão estes alguns dos motivos que presidem à decisão do investimento?

Em 2008, o Presidente de Câmara afirmava que não era essa a política, dizia que a Ereira tinha menos população e que tinha mais infra estruturas.

Mas então porquê? Se é unânime que esta Freguesia tem um elevado potencial em diversos sectores, porquê não fazer mais na Freguesia? Porquê não cumprir com as promessas?

Tal como o Presidente Manuel Alfredo, referiu e apresentou, vejamos, algumas iniciativas, algumas promessas e tanto que está por fazer:

  • Ponte D. Amélia – a boa iniciativa de a transformar em estrutura rodoviária, permanece sem manutenção, evidenciando sinais de degradação mais acentuados a cada ano que passa;
  • Diques ou Muros da vergonha – Estrutura de proteção que também poderia ser utilizada em outros projetos, continuam sem manutenção e evidenciando grande degradação e podendo colocar em perigo a segurança da população. A verba disponibilizada para a manutenção dos diques foi parcialmente utilizada fica a pergunta onde está o restante dinheiro que não poderia ser utilizado para outros fins?
  • Margens do Tejo – Sugiro a visualização de algumas zonas das margens do Tejo. Só visto!
  • Fluvina – mais uma boa ideia, com má implantação. O “pontão”, segundo especialistas, deveria ter sido colocado em sentido oposto ao actual, por este facto, sempre que as correntes apresentam maior intensidade, o “pontão” tem de ser “amarrado” ao dique. O Regulamento está quase pronto, segundo sei. A verdade é que há cerca de 10 anos a fluvina funciona sem esse instrumento normativo essencial;
  • Praia Fluvial – é uma oportunidade sempre adiada;
  • Parque de Campismosempre adiado;
  • Edifício da antiga Hidráulica – proposta e sugestão apresentada pelo PSD, para transformação em Pousada da Juventude. Continua por fazer;
  • Saneamento básico – nomeadamente, em Porto de Muge, mais uma promessa eternamente adiada;
  • ETAR – Situação agora parcialmente resolvida com elevadíssimos custos para o Município, unicamente por incompetência dos Executivos Socialistas;
  • Circulação de veículos pesados – o desvio da circulação destes veículos para fora das localidades da Freguesia, para reforço da segurança da população e proteção das estradas atuais;
  • Viaduto de Santana e Ponte do Reguengo – obras que agora parecem avançar, mas que a inércia de diversas entidades adiaram a sua conclusão durante vários anos;
  • PDM / Edificação – Dificuldade com origem nos Executivos Socialistas, que permanece sem resolução impedindo a construção em Valada semelhante a outras freguesias também situados em zona de leito de cheia e com menor protecção. A alteração ao PDM também deverá aumentar as zonas de construção.
  • Palhota – construção clandestina com a conivência dos Executivos Socialistas, potencial turístico completamente desperdiçado;
  • Taxa de inertes – em tempos era cobrada uma taxa pela extração de areia do Tejo, que poderia ter sido reivindicada para a melhoria das estradas e outras infraestruturas da Freguesia, nunca avançou, por inércia da CM;
  • “Quilómetro Lançado de Valada”boa iniciativa que se perdeu, não tendo a sequencia que merecia e que a Freguesia merecia;
  • Ciclo dique – uma proposta, uma promessa apenas no papel.

Tal como também referido pelo Presidente de Junta de Valada, são tantas as promessas, são tantas as ideias e é tão mau o desempenho dos Executivos Socialistas, que será muito fácil brilhar e apresentar obra.

 Mas apesar do desprezo que a Freguesia tem presenteada, a população da Freguesia e alguns dos seus utilizadores têm provado que fazem, e sabem fazer bem, como são exemplo:

  • A Agroglobal;
  • O Festival Reverence;
  • A Actividade da “Lisbon Film Orchestra”;
  • A Actividade do Centro de Dia “O Tejo”, do Ribatejano e do Rancho Folclórico das Ceifeiras de Porto de Muge.

           

Valada não aguenta mais promessas ou mais diagnósticos, como foi hoje sugerido pelo Partido Socialista!

É inadmissível que um Partido que tenha prometido tudo e mais alguma coisa e pouco fez venha agora tentar branquear a sua incompetência sugerindo apagar o passado e iniciar com mais um diagnóstico.

É altura de dizer basta e de começar a fazer obra! Obra simples mas fundamental e como referi perante o passado será muito fácil apresentar obra nesta Freguesia.

Para finalizar deixo a sugestão ao Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de verificar a possibilidade de sempre que se descentraliza estas sessões, ser possível organizar a visita a vários pontos-chave da Freguesia, é uma oportunidade de verificar in loco os problemas e de proporcionar ainda maior aproximação dos eleitos à população.

           

            Muito obrigado!

           

            Pedro Barata,

eleito do PSD na Assembleia Municipal do Cartaxo

 
Intervenção do Grupo do PSD na Assembleia Municipal do Cartaxo - 29-12-2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
 
Moção do Grupo do PSD na Assembleia Municipal do Cartaxo - 29-12-2014, sobre as Comemorações dos 200 anos da Elevação do Cartaxo a Concelho - Aprovada por unanimidade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
 
Declaração de Voto do Grupo do PSD na Assembleia Municipal do Cartaxo - 29-12-2014, a propósito do Orçamento Municipal para 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 7

ver cOMpOL

ver veread

ver AM

ver FREG

ver junte

 

Newsletter







April 2018
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5