Comemoração dos 40 anos do 25 de Abril
Faz este ano 40 anos que Portugal se uniu para criar um regime democrático e assim alcançar o propósito de uma sociedade mais justa e mais próspera.
Comemorar o 25 de Abril de 1974 já faz parte da tradição de várias gerações e apesar de hoje serem múltiplas as visões que muitos têm dessa madrugada que todos esperávamos, não devemos ter menos orgulho no “dia inicial, inteiro e limpo”, como o descreveu Sophia de Mello Breyner.
Assinalar os 40 anos do 25 de Abril traz uma responsabilidade acrescida a todos os que exercem funções políticas em 2014, com especial destaque para os autarcas. O Poder Local democraticamente eleito é e será uma das grandes conquistas do 25 de Abril, pelos efectivos laços de proximidade na resolução real dos problemas e dos anseios das populações.
Assinalar e difundir os valores fundamentais que foram consensualizados ao longo destes 40 anos, em especial os valores da dignidade, da liberdade e da Democracia na construção de uma sociedade livre, justa e solidária é uma obrigação para todos nós.
Por entendermos que os 40 anos do 25 de Abril de 1974 são um marco na nossa construção democrática, sublinhamos que deverá esta Assembleia Municipal iniciar, desde já, o processo de comemorações com o objectivo de dar o máximo relevo à data histórica que se assinala no próximo mês de Abril.
Propomos, ainda, que esta Assembleia Municipal homenageie publicamente todos os presidentes de Junta de Freguesia do concelho e todos os membros da Assembleia Municipal do Cartaxo que exerceram funções desde a consagração do Poder Local democrático, para assim recordarmos e darmos a conhecer alguns dos que directamente participaram na construção da nossa democracia.
Os eleitos do PSD na Assembleia Municipal do Cartaxo, Cartaxo, 27 de Fevereiro de 2014
|